ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Fim das BPD: 89% dos bolseiros de pós-doutoramento apoia a proposta

O conceito de implementação de contratos de trabalho com rendimentos líquidos anuais semelhantes às atuais BPD agrega o apoio da grande maioria da comunidade científica nacional.

89% dos atuais bolseiros pós-doutorados (num universo de 1745) concordaram com a proposta da ANICT, que visa a implementação de contratos de trabalho a termo, para os trabalhadores científicos ao nível do pós-doutoramento. 7% desses bolseiros discordou da proposta enquanto 4% não apresentou uma opinião concreta.

O questionário teve também a participação de Investigadores e Professores Universitários, assim como de bolseiros de doutoramento e antigos investigadores atualmente desempregados. Num total de 4757 participantes, 87% concordou com o enunciado da ANICT.

ANICT2016

A ANICT está a propor que as BPD sejam convertidas em contratos de trabalho, desde que se garanta que os futuros contratos assegurem que os investigadores pós-doutorados mantenham o mesmo rendimento líquido anual (17940€).

Todos os participantes no questionário nacional foram convidados a fazer parte de um grupo de trabalho que irá agora discutir detalhes e votar quais os princípios orientadores que a proposta da ANICT deverá seguir, para ser considerado na nova lei.

Uma análise detalhada do questionário pode ser encontrada aqui: -Resultados Inquérito ANICT 2016

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: