ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

História da ANICT

Durante a última década assistiu-se a um aumento significativo do número de Investigadores integrados no Sistema Científico e Tecnológico Nacional, começando na criação dos Laboratórios Associados e culminando com o recente Programa Ciência (Contratação de Doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional), promovido pelo Estado Português. De 15 de Julho a 30 de Setembro de 2006, a FCT abriu um concurso institucional, que permitiu a universidades Portuguesas e institutos de investigação solicitar financiamento para a contratação de cerca de 800 Investigadores Auxiliares. Em 2007, a abertura das primeiras vagas para a contratação de investigadores doutorados foi disponibilizada no portal ERACAREERS. Nesta primeira fase de contratação, a Universidade do Minho (UM) foi uma das instituições que preencheu um maior número de vagas, sendo que mais de 50% dos Investigadores contratados eram de nacionalidade estrangeira. Naturalmente, a necessidade de melhor organização e de criação de um fórum de comunicação entre todos os Investigadores Auxiliares, originou a formação de um grupo informal para representar esta comunidade. Os objectivos principais desta rede de investigadores foram:

• encorajar o contacto entre investigadores de diferentes centros de investigação da universidade;

• promover a visibilidade dos investigadores na Universidade, fomentando a sua integração em actividades científicas e órgãos de gestão sempre que apropriado;

• estabelecer contactos com investigadores de todo o país, criando uma rede de contactos e fóruns de discussão;

• monitorizar a disponibilidade de recursos e instalações necessárias para realizar investigação de alta qualidade;

• debater e acompanhar as perspectivas de carreira dos investigadores na Universidade do Minho e a nível nacional.

Depois de algumas discussões internas, a rede de investigadores da Universidade do Minho decidiu alargar esta rede a colegas de diferentes universidades, e organizou o 1 º encontro a nível nacional. É esta reunião nacional que dá origem à criação de uma Comissão Instaladora da futura Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia (ANICT). Na sequência deste primeiro encontro nacional, alguns dos membros fundadores da ANICT participaram numa audiência parlamentar e numa reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A 8 de Janeiro de 2010 a ANICT foi formalmente constituída. Mais informação sobre os membros fundadores da ANICT pode ser consultada aqui (documento em inglês).

A lista de todos os membros que fizeram parte dos corpos sociais da ANICT pode ser encontrada aqui.

Advertisements
%d bloggers like this: