ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Reunião ANICT/MCTES: reforço das instituições e carreiras científicas

A pedido do Gabinete do Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, a ANICT reuniu hoje com o Sr. Ministro Manuel Heitor, onde foi apresentado “Um pacto para o reforço de instituições e carreiras científicas”, um documento base para discussão e articulação com os Laboratórios Associados, as Universidades e os Politécnicos, sindicatos e associações de bolseiros e investigadores doutorados, com o objetivo de adoção de medidas concretas de dignificação progressiva das carreiras científicas e académicas em Portugal.

O documento base propõe avançar com:

  • Atualização do Estatuto de Carreira de Investigação Científica;
  • Desenvolvimento e aprovação do regime legal do pessoal docente e de investigação dos estabelecimentos de ensino superior privados;
  • Preparação da revisão dos estatutos de carreira docente no ensino superior público;
  • Desenvolvimento e apresentação à Assembleia da República de proposta de lei de programação do investimento em investigação e desenvolvimento, introduzido um novo regime legal de programação do investimento público em I&D num quadro plurianual.

A ANICT foi convidada a participar neste processo e irá tentar dar os seus contributos para melhorar as questões do emprego e das carreiras de investigação.

Comments are closed.

%d bloggers like this: