ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

ANICT reúne com MCTES para discutir alterações no concurso de projetos de 2021

A ANICT reuniu com o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para discutir as propostas de alteração no concurso de projetos de 2021, enviadas esta semana para a FCT.

O Sr. Ministro explicou que a motivação para o aumento das restrições nas candidaturas a projetos de IC&DT, prende-se sobretudo com 2 aspectos: (i) a existência de muitos investigadores com participações excessivas em candidaturas a projetos (em alguns casos chegaram aos 18 projetos) e (ii) a muito baixa taxa de execução de verba (validada) no último concurso de projetos FCT (o que está a colocar em risco a execução da verba e que levanta certas questões e pressões políticas). 

O Sr. Ministro também informou a ANICT que a partir de 2021, com o novo quadro de financiamento, pretende promover à alteração dos regulamentos da FCT, de forma a simplificar, desburocratizar e tornar mais transparente as regras de elegibilidade dos projetos, e que estaria disposto a incorporar algumas das sugestões da ANICT nos futuros regulamentos. Conclui informando que, devido à urgência na execução das verbas associadas ao atual financiamento-quadro, o concurso de 2021 irá ser mantido nas condições/restrições já anunciadas.

Comments are closed.

%d bloggers like this: