ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Levantamento do número de projectos excluídos para financiamento exclusivamente baseado no 5º critério de desempate (hora de submissão do projeto)

A muito reduzida taxa de sucesso (5,3%) dos projetos elegíveis ao concurso de 2020 da FCT, recentemente divulgados, trouxe à luz da ribalta algumas fragilidades neste concurso. Embora todos reconheçamos que os critérios de desempate definidos pela FCT são claros e transparentes, a direção da ANICT considera que a utilização do 5º critério de desempate (hora da lacragem), que não tem qualquer validade científica, estaria pensada apenas para casos muito excepcionais onde pudesse haver dois projetos com exactamente a mesma avaliação quantitativa dos 4 critérios de avaliação.

No entanto, a ANICT teve conhecimento que, em vários painéis de avaliação, existiram múltiplos projetos excluídos para financiamento com base neste critério. Assim, o que se esperava ser uma excepcionalidade, de rara ocasionalidade, neste concurso originou múltiplos projetos a serem excluídos.

Como apenas os candidatos em cada painél têm acesso à ordenação e classificação dos projetos, a ANICT convida toda a comunidade a partilhá-la no seguinte documento on-line, aberto a todos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1KaGXnpdcnDqxhYuUuJOKHdsTDt4cP7ATlHOe5NFUviI/edit?usp=sharing

Adicionalmente, agradecemos o envio da ata do respectivo painel para o email da direção da ANICT (direcao.anict@gmail.com), que nos permitirá fazer uma análise mais cuidada dos resultados em cada área científica.

O objetivo da ANICT com este levantamento é (i) determinar a dimensão deste problema para depois (ii) propor alterações ao processo de avaliação, de forma a melhorar os futuros concursos e evitar repetição de situações como as descritas.

Comments are closed.

%d bloggers like this: