ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Perfil do investigador doutorado em Portugal em 2020

De 3 de fevereiro a 6 de março de 2020, a ANICT promoveu um inquérito nacional tendo como objetivo caracterizar o perfil dos investigadores doutorados a trabalharem em Portugal, enquadrados na carreira de investigação (DL124/99), estímulo ao emprego científico (DL57/2016) ou ainda contratados com bolsas de investigação (DL 123/2019). O questionário teve dois objetivos principais:

  1. avaliar o impacto que estes investigadores têm no desempenho de funções permanentes nas instituições de investigação e de ensino superior;
  2. avaliar o eventual desfasamento dos atributos funcionais definidos na lei que rege a carreira de investigação e dos perfis atuais dos investigadores doutorados a trabalhar em Portugal.

É a expectativa da ANICT que estes dados possam clarificar alguns preconceitos errados, por parte de alguns sectores da comunidade, e ajudar na planificação das futuras estratégias para novas políticas científicas que visem promover o emprego e as carreiras de doutorados em Portugal. 

perfil phd

Para consultar o relatório do questionário, clique aqui. A ANICT agrade a participação de todos os investigadores doutorados, sem os quais não teria sido possível realizar este estudo.

Comments are closed.

%d bloggers like this: