ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

ANICT 2020 será um fórum para a discussão de propostas concretas dos investigadores a serem apresentadas ao governo

Na última década foram várias as políticas científicas focadas no aumento de oportunidades de emprego para cientistas, rejuvenescimento das instituições e aumento das oportunidades de financiamento para jovens doutorados. A transformação das BPD em contratos de trabalho foi o primeiro passo na profissionalização da ciência mas a ausência de uma carreira estável continua a ser um motivo de preocupação. 

A falta de coordenação das políticas implementadas, assim como a falta de uma visão a longo prazo têm conduzido a elevados desperdícios de investimento público especialmente ao nível dos recursos humanos altamente qualificados. É de difícil compreensão que, todos os anos, investigadores que apresentam claros índices de produtividade e desenvolvimento científico e tecnológico de elevado nível e reconhecimento internacional, vejam os seus contratos terminar, num claro contraste à estabilidade quase automática que se verifica na carreira docente universitária. Por outro lado, mesmo após as alterações resultantes da Lei 57/2017, existe um receio generalizado que o atual CEEC não vá conseguir resolver os problemas já identificados, nomeadamente a integração nas carreiras, dos investigadores com avaliação de desempenho positiva. 

Recentemente, foi tornado público a constituição da Comissão de Avaliação de Alto Nível de avaliação do  Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CAANAPEEC), que irá apresentar as suas recomendações ao governo, sobre o futuro das políticas de emprego científico. Assim, os eventos ANICT 2020 serão uma série de simpósios locais, a serem organizados pela comunidade científica em vários pontos do país, com o objetivo de recolher informação  sobre os principais problemas que os investigadores doutorados defrontam no desenvolvimento da sua atividade laboral, assim como apresentar e discutir propostas concretas de políticas científicas prioritárias que o governo deveria implementar. A ANICT usará a informação recolhida nestes eventos para, numa primeira instância, apresentar as suas propostas à CAANAPEEC, e posteriormente apresentar um documento integral ao governo e aos deputados à assembleia da república.

 

Brevemente serão anunciados os locais e horários dos eventos, que serão abertos a toda a comunidade.

Comments are closed.

%d bloggers like this: