ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Questionário: Haverá lugar na carreira para o “Investigador Júnior?”

Vinte anos depois de ter sido publicado, o Governo prepara-se para propor remodelações ao Decreto-Lei 124/99, que rege a carreira de investigação científica. O panorama científico nacional atual é muito distinto do existente na altura e, portanto, justifica-se uma revisão à carreira de investigação científica.

posicoes carreira

A recente lei, que abriu os contratos de trabalho a termo para os antigos bolseiros de pós-doutoramento, não está a considerar estas posições com necessidades permanentes, ou seja, de carreira. A ANICT pretende averiguar as opiniões dos investigadores nacionais em relação a este assunto, e para tal está a levar a cabo um questionário nacional, que convidamos todos os investigadores, doutorados ou não doutorados, a responder. Convidamos também a partilhar esta informação com todos os investigadores que conhecer. A ANICT agradece a participação de todos neste esforço. 

2 responses to “Questionário: Haverá lugar na carreira para o “Investigador Júnior?”

  1. Carla Sequeira March 13, 2019 at 8:44 pm

    Ex.os Senhores,

    Gostaria muito de responder ao questionário mas noto que há uma questão que está, desde logo, omissa: a existência de investigadores de nível inicial e que são os que, como eu, foram contratados ao abrigo da Norma Transitória. O nível de investigador júnior apenas existe no Concurso Estímulo Emprego Científico; todos os restantes, contratados após processo concursal aberto por Universidades, são considerados «investigador de nível inicial». Ora, e como já referi, não estando essa “categoria” contemplada no questionário, corre-se o risco de os resultados não serem representativos da realidade científica nacional.

    Com os melhores cumprimentos,

    Carla Sequeira Ferreira

    • nunocerca March 13, 2019 at 8:56 pm

      Cara Carla, obrigado pelo reparo. De facto o termo Investigador Júnior foi criado pela FCT e não pelo despacho ministerial; corrigimos o questionário para deixar isso claro, agora a opção apresentada é “Investigador Júnior/ Nível inicial (índice 33 da TRU).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: