ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Tributo ao professor Mariano Gago (1948-2015)

Como é do conhecimento público, na passada sexta-feira dia 17 de Abril de 2015, faleceu o Prof. Mariano Gago, antigo presidente da JNICT e Ministro da Ciência e Tecnologia de vários governos entre 1995 e 2011. O Prof. Mariano Gago foi responsável por uma profunda reestruturação do sistema científico e tecnológico nacional dotando-o de mecanismos que conduziram à melhoria de vários indicadores de produtividade científica assim como à inserção de instituições nacionais nas maiores redes de ciência e tecnologia mundiais. Foi ainda responsável pelo aumento de oportunidades dadas aos investigadores mais jovens, nomeadamente ao nível dos Doutorandos e investigadores de Pós-Doutoramento. Foi ainda responsável indireto na génese da ANICT, que se formou em 2010 na sequência dos Programas Ciência 2008 e 2009, que integraram no sistema científico Doutores em todas as áreas científicas para desenvolverem e consolidarem a sua atividade de investigação. Não pode por tudo isto, deixar a ANICT de lamentar profundamente o falecimento prematuro do Prof. Mariano Gago, esperando que o seu legado possa inspirar os atuais responsáveis pela política de ciência em Portugal, a prosseguirem com determinação as tarefas necessárias para a resolução dos atuais problemas com que o setor se depara.

Professor Mariano Gago, nas funções de Ministro da Ciência e Ensino Superior, na sessão de encerramento do simpósio ANICT 2010.

Professor Mariano Gago, nas funções de Ministro da Ciência e Ensino Superior, na sessão de encerramento do simpósio ANICT 2010.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: