ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Tomada de posição sobre futuros concursos geridos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia

Preâmbulo

Nos últimos dois anos temos assistido a grandes contestações por parte das camadas mais jovens dos investigadores, em Portugal, após a divulgação dos resultados de vários concursos de recrutamento de recursos humanos. Um dos factos mais contestados relaciona-se com a falta de transparência durante o processo de avaliação das candidaturas. Devido á extrema importância que estes concursos têm para o futuro da ciência em Portugal, é urgente estabelecer princípios fundamentais de transparência, pelos quais todos os concursos devem ser regidos.

 

Tomada de posição

A direção da ANICT considera que futuros concursos em que estejam presentes falhas graves administrativas deverão ser denunciados e contestados no momento de abertura e não após a divulgação dos resultados dos referidos concursos. A prioridade da ANICT é promover a transparência, o rigor e a meritocracia nos procedimentos para recrutamento de investigadores em Portugal. Deste modo, com o presente documento a ANICT vem propor a implementação de regras simples que permitirão melhorar substancialmente a transparência destes processos.

 

Assim, a ANICT considera que de forma a tornar um concurso transparente, deverão ser cumpridas um pequeno conjunto de regras, que poderão ser consultadas aqui. 

2 responses to “Tomada de posição sobre futuros concursos geridos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia

  1. iacopo Maio 6, 2014 às 12:24 pm

    Everything beautiful, but the new FCT 2014 Call for Investigators has just been opened and no trace is there about the achievement of any of those basic (well, as they should be…) requirements. Moreover, the call is open, but no information were yet provided about the appeals from last year. So, not different than the usual, am I wrong?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: