ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

PRESS RELEASE sobre a falta de transparência e COI em painéis de avaliação de bolsas FCT

Pela primeira vez na história da FCT, foram tornadas públicas as atas dos vários painéis de avaliação de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, para que os candidatos possam correctamente efectuar o seu direito legal de pedido de audiência prévia, de acordo com o Código do Procedimento Administrativo. Este foi um passo importante no sentido de tornar o processo mais transparente. No entanto, após uma análise detalhada do conteúdo de todas as atas, foi possível confirmar o que há muito se suspeitava, da falta de transparência e rigor deste processo.

Devido à importância fundamental do recrutamento de candidatos a doutoramento e jovens doutores, o processo de avaliação dos candidatos deve ter como lema a promoção do mérito e da excelência, sendo o mais transparente possível e isento de conflitos de interesse directos (como nos casos em que os próprios orientadores fazem parte do painel de avaliação).

transparencia

A ANICT tem vindo a defender a implementação de painéis de avaliação isentos de conflito de interesse directo, mas sucessivas direcções da FCT afirmam que não seria possível constituir esses painéis, porque a comunidade científica nacional não aceitaria essa imposição. Opiniões são opiniões, factos são factos. De forma a demonstrar, inequivocamente, que a opinião da FCT não se revertia na atitude da comunidade científica nacional, a ANICT lançou um inquérito, no início deste mês, ao qual se obteve mais de 500 respostas, distribuídas equitativamente por entre Professores, Investigadores e bolseiros de Pós-Doutoramento. A resposta da comunidade científica não poderia ser mais clara: 93% dos inquiridos concordou com a proposta da ANICT, demonstrando que, ao contrário do que a FCT argumentava, a comunidade científica nacional atingiu um nível de maturidade científica que não compactua com sistemas obscuros de avaliação de qualidade.

inquerito

Advertisements

One response to “PRESS RELEASE sobre a falta de transparência e COI em painéis de avaliação de bolsas FCT

  1. Pingback: Nature cites ANICT during interview to the recently elected president of Science Europe | ANICT

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: