ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Concurso Investigador FCT

Na sequência de reunião tida ontem com a FCT, tivémos oportunidade de denunciar várias inconsistências e avaliações incompetentes que nos foram sendo reportadas por vários membros. A FCT já reconheceu a existência dessas situações, especialmente candidaturas que foram classificadas por avaliadores que manifestamente não estavam em condições de as avaliar. Queríamos assim fortemente recomendar que todos os que estão nesta situação ou numa situação de inconsistência de avaliações (notas muito discrepantes), contestem a avaliação também em base científica.
Temos o compromisso da FCT que essas situações serão detalhadamente consideradas e garantimos também dentro das nossas possibilidades que acompanharemos esse processo o mais perto possível. Queremos garantir que todas as candidaturas mal avaliadas, que recebam após re-avaliação nota superior a 7 sejam igualmente consideradas imediatamente para financiamento.

Ontem enviámos um press release sobre este assunto. A ANICT tem assumido em todas as situações uma atitude construtiva na certeza de que muito está ainda por fazer. Sabemos no entanto que subsistem muitos problemas por resolver e que os concursos podem ser substancialmente melhorados. Adotámos mais uma vez neste caso esta atitude e esperamos fortemente que candidaturas excepcionais que não foram consideradas para financiamento, o possam vir a ser após este período de contestação. Colocar em causa este concurso na sua totalidade e eventualmente o concurso do próximo ano seria a nosso ver bastante danoso. Estamos ainda a fazer todos os esforços para que no próximo concurso (previsto para o inicio do próximo ano) se possam eliminar de uma vez por todas os problemas verificados este ano.

Direção da ANICT

Advertisements

Comments are closed.

%d bloggers like this: