ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Comunicado da ANICT relativamente ao concurso Investigador FCT (IF2013)

Comunicado da ANICT relativamente ao concurso Investigador FCT (IF2013)

A Direcção da ANICT reuniu dia 5 de Dezembro de 2013 em Lisboa com a Presidência da Fundação para a Ciência e Tecnologia tendo discutido entre outros assuntos, o recente concurso Investigador FCT (IF2013). Foram colocadas e discutidas todas as dúvidas e questões formuladas pelos Associados da ANICT nos últimos dias. Foi possível esclarecer todas as questões tendo ficado claro que o processo de avaliação decorreu de acordo com o regulamento do concurso.

A ANICT reconheceu as melhorias implementadas neste concurso, relativamente ao concurso anterior (IF2012). Em particular, a avaliação e divulgação dos resultados foi mais célere, tendo todas as candidaturas sido avaliadas por um painel internacional que suportou as suas decisões em três avaliadores externos, na sua maioria estrangeiros.

A ANICT vincou que subsistem problemas que urge resolver. A ANICT alertou para a forma como os resultados foram comunicados, não havendo até à data, informação relativamente à avaliação acessível pelos candidatos. Apontou ainda várias sugestões no sentido de melhorar os próximos concursos, nomeadamente o próximo concurso (IF2014). Os problemas informáticos que justificaram o atraso verificado na comunicação dos resultados, devem ser resolvidos o mais brevemente possível de forma a garantir que no futuro o envio das fichas de avaliação seja feito em simultâneo com a decisão final. O tempo entre a divulgação dos resultados e a assinatura de contratos deve poder ser mais alargado devendo ser feito um planeamento antecipado para o efeito.

Um documento contendo todos os esclarecimentos detalhados foi entretanto enviado por correio eletrónico a todos os Associados.

5 de Dezembro de 2013

João Almeida Lopes
Presidente da ANICT

Advertisements

5 responses to “Comunicado da ANICT relativamente ao concurso Investigador FCT (IF2013)

  1. Isabel Esteves December 6, 2013 at 10:15 am

    Bom dia. Esses esclarecimentos detalhados DEVEM ser publicos. Cumps,

    • nunocerca December 9, 2013 at 2:56 pm

      Isabel: A ANICT é uma associação aberta a todos os doutorados que trabalham em Portugal. As questões colocadas à presidência da FCT foram colocadas pelos associados da ANICT, sendo que a ANICT devolveu as respostas as respectivos associados. Parece-me um bocado exagerado aparecer aqui a exigir-nos algo. A direcção da ANICT só deve respostas aos seus associados. Já existimos há vários anos, sendo que a Isabel já teve várias oportunidades de se associar à ANICT, tendo optado por não o fazer… É uma opção sua, que nós respeitamos, no entanto a ANICT não representa a FCT, e como candidata (presumo) ao IF2013, não sendo nossa associada, deverá dirigir os seus esforços para obter esclarecimentos por parte da FCT

  2. iacopo December 6, 2013 at 11:30 am

    Once again, this is not any clarification, just a copy-paste by ANICT of the same communication by FCT, with no explanation of the procedure at all. If ANICT really got such explanations, please let everyone publicly know (maybe with some press communication, as how the adopted procedure could eventually be considered fair is hard to understand by all, not just people directly involved in the process!), otherwise please save us communications like this. Should this be exactly what ANICT has got from FCT in the meeting, unfortunately its apparent acceptance this way would really sound bad…

  3. Salete Balula December 6, 2013 at 2:45 pm

    Igualmente, solicito à ANICT que torne publico as respostas da FCT às questões e duvidas colocadas pelos Associados da ANICT nos últimos dias. O fato da presidencia da ANICT dizer que foram fundamentadas e respondidas pela FCT não chega para esclarecer a comunidade dos investigadores. Obrigada pela Atenção

    • nunocerca December 9, 2013 at 3:05 pm

      Salete, é importante referir que a ANICT não representa toda a comunidade dos investigadores em Portugal! Apenas aqueles que assim o entendam são representados pela ANICT, quando decidem tornar-se nossos associados. Obviamente que as actividades da ANICT resultam em consequências mesmo para os que não são sócios, tal como, por exemplo, a questão das indeminizações, em que mesmo os não membros da ANICT viram os seus problemas resolvidos, devido à intervenção directa da ANICT.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: