ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

Abertura de concurso para a submissão de expressões de interesse para projetos de investigação a desenvolver na Antártida: 16 de julho a 15 de agosto de 2012

Programa Polar Português – Campanha Antártica 2012-13
CONVITE PARA SUBMISSÃO DE EXPRESSÕES DE INTERESSE PARA PROJETOS

A Comissão de Coordenação do Programa Polar Português (PROPOLAR), que gere a Campanha Antártica Portuguesa 2012-13, projeto financiado pela FCT, convida equipas de centros de investigação nacionais a submeter propostas de projetos de investigação a levar a cabo na Antártida, na campanha com início em dezembro de 2012 e fim em abril de 2013. Aceitam-se propostas em todas as áreas científicas, desde que coordenadas por investigadores doutorados. O número de projetos que serão aceites nesta candidatura será muito restrito. As equipas não deverão incluir mais de dois investigadores para trabalhos no terreno. Os jovens investigadores poderão candidatar-se ao Programa de Mobilidade Nova Geração de Cientistas Polares da CGD.

O projetos submetidos deverão obter financiamento próprio para as atividades científicas. O PROPOLAR enquadrará os projetos selecionados, considerando os constrangimentos da logística nacional e prestando o apoio logístico necessário ao desenvolvimento dos trabalhos na Antártida. As propostas deverão indicar claramente quais as regiões da Antártida preferenciais de trabalho, incluindo o tipo de área de trabalho. Dependendo da disponibilidade de verba do PROPOLAR, alguns investigadores poderão beneficiar do pagamento das despesas da viagem de avião entre Portugal e o local de embarque na campanha antártica.

O processo de seleção ficará a cargo da Comissão de Coordenação do PROPOLAR, incluindo-se a possibilidade de integrar especialistas de outras áreas científicas. O processo de seleção será dividido em duas fases.

Na primeira fase serão avaliadas as propostas considerando os seguintes parâmetros:
– Mérito científico;
– Curriculum vitae dos membros da equipa;
– Enquadramento internacional das propostas;
– Exequibilidade das atividades em função das necessidades dos trabalhos e das possibilidades logísticas por parte do PROPOLAR.

Será então selecionado um conjunto de propostas que passarão à 2ª fase, que se desenrolará com entrevistas às equipas selecionadas. Estas entrevistas visam: i) explicar os condicionamentos logísticos e meteorológicos para a realização das atividades propostas, avaliando a sua real exequibilidade face às disponibilidades logísticas do PROPOLAR; ii) avaliar a preparação e experiência das equipas para os trabalhos de campo a realizar; iii) identificar os processos selecionados para participação na campanha antártica.

A partir do momento em que um projeto seja aprovado no final da fase 2, ficará a cargo do PROPOLAR tentar enquadrar o projeto na logística da campanha antártica. O PROPOLAR não garante que todos os projetos aprovados na 2ª fase consigam ter enquadramento logístico. O PROPOLAR reserva-se ao direito de propor um enquadramento de projetos selecionados na Campanha 2013-14.

Os projetos submetidos deverão respeitar as normas vigentes no quadro do Tratado da Antártida e do Protocolo de Madrid, sujeitando-se a um processo prévio de Avaliação de Impacte Ambiental, bem como à regulamentação relacionada com a recolha de amostras. A participação nas atividades de terreno ficará dependente de um processo de inspeção médica prévio. Os participantes na campanha antártica deverão, obrigatoriamente, participar na ação de formação a realizar antes da campanha e assinar um documento em que se comprometem a respeitar as normas do Tratado da Antártida, bem como todas as indicações fornecidas pela Comissão de Coordenação do PROPOLAR. Todos os participantes na campanha deverão efetuar um seguro de acidentes pessoais.

Esclarecimento:

Por motivos operativos e de especificidade do projeto PROPOLAR, não foi possível abrir as candidaturas noutra data. Espera-se abrir novos concursos para as campanhas futuras com maior antecedência.

A candidatura, escrita em inglês, deverá incluir os seguintes elementos, a enviar por email para propolar@antecc.org:

– Folha de candidatura disponibilizada em http://www.propolar.org; – Carta de motivação, escrita pelo investigador principal;
– Curriculum vitae sumário dos membros da equipa;
– Lista das 10 principais publicações dos membros da equipa, com relação com o projeto submetido;
– Resumo do projeto (em português) (1 500 carateres);
– Resumo do projeto (em inglês) (1 500 caracteres);
– Justificação/rationale e objetivos (em inglês) (6 000 caracteres); – Plano de trabalhos e resultados previstos (em inglês) (10 000 caracteres);
– Necessidades logísticas (em inglês);
– Bibliografia citada (máx. 20).

PRAZOS:

– Abertura da convocatória: 16 de julho de 2012
– Encerramento da convocatória: 15 de agosto de 2012
Os resultados da 1ª fase serão divulgados na 1ª semana de setembro. A 2ª fase decorrerá na 2ª semana de setembro, devendo os resultados ser divulgados até ao fim de setembro.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: